LusoTuga
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cancro do colo do útero

Ir para baixo

Cancro do colo do útero Empty Cancro do colo do útero

Mensagem por Cristina Dom Dez 14, 2008 4:55 pm

A vacina, que vai ser integrada no Plano Nacional de Vacinação (e dada gratuitamente), já está escolhida. Os dois laboratórios que têm produtos contra este vírus entregaram ontem as propostas. A Gardasil, da Sanofi Pasteur MSD, obteve a maior pontuação no concurso público, em detrimento da Cervarix, da GlaxoSmithKline. Não por ser mais barata, mas por imunizar contra mais tipos de vírus.
-
De acordo com as regras do concurso, a escolha é feita tendo em conta uma fórmula: a eficácia e a abrangência de cada uma valiam 53%, o preço 47%. Na segunda ronda de propostas, os laboratórios baixaram os preços das ofertas. A Sanofi propôs vender por 55 euros e a Glaxo 39,39 euros, cada dose.
-
Ao optar pela mais cara, o Estado irá pagar mais 2,6 milhões de euros por ano para vacinar 55 mil jovens (a cada uma são dadas três doses). Foram encomendadas 169 mil doses para o primeiro ano.
-
O Governo tinha aprovado, em Conselho de Ministros já este mês, um orçamento de 14 milhões de euros para adquirir a vacina (acrescido de IVA). Mas, como cada concorrente baixou as ofertas nesta segunda fase do concurso, o Ministério da Saúde poupará mais de quatro milhões de euros em relação à verba prevista. A decisão do júri ainda não foi divulgada oficialmente e, por isso, o Ministério da Saúde não comenta se esta diferença de preços será utilizada para vacinar mais jovens.
-
Anunciada há um ano pelo então ministro Correia de Campos, a vacina contra o cancro do colo do útero estava prevista para começar a ser administrada em Setembro. Mas o concurso público sofreu um atraso após um dos laboratórios ter entregue uma providência cautelar contra o outro concorrente, por não ter entregue toda a documentação no prazo. O concurso não chegou a ficar suspenso, pelo interesse público na sua conclusão.
-
O QUE É QUE A VACINA VENCEDORA TEM?
-
A Gardasil, vacina agora escolhida no concurso público, foi a primeira a entrar no mercado. Tal como a concorrente Cervarix, tem cem por cento de eficácia. A diferença é o facto de proteger contra mais estirpes de vírus (quatro, enquanto a concorrente se fica por duas). Além dos papilomas vírus humano 16 e 18 – os mais comuns e os que estão na origem da maioria dos cancros do colo do útero – apresenta protecção para os tipos 6 e 11, responsáveis por lesões como as verrugas genitais.
-
Este vírus é transmitido por via sexual e representa a segunda causa de morte por cancro nas mulheres entre os 15 e os 44 anos. Portugal tem a taxa de incidência mais alta da Europa, com cerca de 900 novos casos por ano e mais de 300 mortes devido a este carcinoma.
-
DGS PODE AVANÇAR 'NUM PRAZO DE DIAS'

O director-geral da Saúde, Francisco George, está apenas à espera da formalização da escolha do fornecedor para avançar com a vacinação. Francisco George garante que, depois do processo concluído, é uma questão de dias até que tudo seja posto em prática. Também a Sanofi Pasteur já fez saber que as vacinas estão em Portugal e disponíveis para ser adquiridas.
-
De acordo com os prazos definidos, os concorrentes têm agora cinco dias úteis para recorrer.Caso não haja contestação, o júri publica o relatório final e a decisão segue para o Ministério da Saúde, para aprovação da ministra Ana Jorge. (Correio da Manhã)
-
APONTAMENTOS
-
Calendário
Este ano serão vacinas as raparigas nascidas em 1995. Em 2009, as jovens de 1996 e em 2010 as que nasceram em 1997. De 2009 a 2011, chegará às jovens de 17 anos.
-
Redução do cancro
Calcula-se que 70% dos cancros sejam provocados pelo papiloma vírus. A vacina previne estas situações.
-
Mortes
O cancro do colo do útero é responsável por mais de 300 mortes por ano em Portugal.


Fonte: www.saibadesaude.blogspot.com
Cristina
Cristina
Admin

Número de Mensagens : 90
Idade : 33
Localização : Porto
Data de inscrição : 13/12/2008

https://lusotuga.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos