LusoTuga
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Noticia] Anestesia 100% natural utilizada pela primeira vez em Portugal

Ir para baixo

[Noticia] Anestesia 100% natural utilizada pela primeira vez em Portugal Empty [Noticia] Anestesia 100% natural utilizada pela primeira vez em Portugal

Mensagem por Cristina Dom Dez 14, 2008 4:52 pm

Método de anestesia 100% natural que acelera a recuperação pós-cirúrgica está a ser utilizado nos Hospitais da Universidade de Coimbra
Um novo método de anestesia está a ser utilizado pela primeira vez em Portugal, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC): o Xénon 100% é um gás raro, presente numa percentagem mínima no ar (0,0000087%), que actua directamente sobre os neuroreceptores centrais e é expelido naturalmente pelos pulmões. De veloz eliminação no final da cirurgia, permite um rápido acordar e acelera a recuperação do doente após a intervenção.

O Xénon 100%, enquanto gás anestésico, é uma inovação da Air Liquide Medicinal (ALM). A empresa começou a investir na investigação e desenvolvimento da substância em 1998, com a realização de dois estudos clínicos multicêntricos que envolveram mais de 450 doentes. Ambos comprovaram a eficácia e segurança da anestesia. A Alemanha foi o primeiro país a utilizar o método, em 2007, e os HUC foram pioneiros a nível Ibérico, com três anestesias em Novembro deste ano.

«Obtivemos em Outubro do ano passado a autorização por parte do Infarmed para introduzir o Xenon 100% no mercado nacional e a reacção da comunidade científica anestesista foi excelente. As anestesias realizadas até ao momento nos HUC foram um sucesso, o que só vem reforçar as expectativas criadas em torno do método», refere José Ribeiro, Director-Geral da ALM, que comercializa o produto.

«O anestésico Xénon representa uma etapa importante na melhoria do serviço prestado aos doentes. É mais seguro e de qualidade superior. Acreditamos que vai permitir actuar sobre casos em que até agora não era possível operar», explica o Dr. José Martins Nunes, Director do Serviço de Anestesiologia dos HUC.

A nova anestesia é 100% natural, não possuindo qualquer tipo de químicos. Este facto, aliado à eficácia demonstrada ao nível dos neuroreceptores, permite ser utilizada em casos clínicos específicos que não toleram a anestesia tradicional. Além desta versatilidade do ponto de vista terapêutico, Xenon 100% tem benefícios do ponto de vista ambiental: não agride a camada de ozono, nem contribui para o efeito de estufa.

A ALM está presente em Portugal desde 1922 e desenvolve actividade na área da saúde em meio hospitalar e domícilio. A empresa está sedeada em Lisboa, conta com 100 colaboradores e mais de 20 mil clientes. A nível internacional, o Grupo ALM é líder no sector dos gases industriais, medicinais e equipamentos e serviços associados. Conta com cerca de 40 mil colaboradores, em 125 filiais de mais de 72 países. Na área medicinal serve mais de cinco mil hospitais e 300 mil pacientes em todo o mundo.

Fonte: Sapo
Cristina
Cristina
Admin

Número de Mensagens : 90
Idade : 33
Localização : Porto
Data de inscrição : 13/12/2008

https://lusotuga.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos